Ordem do Sagrado Manto de São José


Artigos
  • Voltar






29/08/2021
5 livros para te ajudar a conhecer melhor São José



Leituras edificantes que vão te aproximar mais do santo patriarca e de Jesus

Sabe-se relativamente pouco sobre São José, esse personagem fundamental na história da salvação. Os livros bíblicos, por exemplo, não focam muito no pai adotivo de Jesus. Isso, aliás, é perfeitamente compreensível, já que o objetivo principal da Bíblia é abordar a entrada de Jesus, o Filho de Deus, na história humana.

Entretanto, através das Escrituras, sabemos que José foi um homem justo, que cumpriu seu dever como esposo de Maria e pai terreno do Filho de Deus.

Por outro lado, muitos outros livros, baseados na Tradição e em relatos de santos, podem nos ajudar a conhecer mais sobre este homem, pai e esposo exemplar.

Abaixo, apresentamos parte de uma lista de livros e cartas apostólicas que falam especificamente sobre São José. As obras foram indicadas no site Opus Dei. Escolha a sua e boa leitura!

1. A Sombra do Pai (Jan Dobraczynski)

Trata-se de uma biografia romanceada de São José. O livro descreve os pensamentos, os sentimentos e a vida do santo patriarca. O autor empreende aqui a formidável tarefa de reconstruir não apenas a vida do pai terreno de Jesus, mas também o ambiente em que se desenvolveu: as características e dificuldades que encontrava, o clima de tensão em que todos esperavam a vinda do Messias, as manobras políticas na corte de Herodes, as intrigas e os crimes. Para isso, usa as fontes da Escritura, além do vasto material literário de sua época. Editora: Cultor de livros.

2. José, esposo de Maria (Federico Suárez)

Descreve a figura de São José com grande afeto, percorrendo as passagens do Evangelho, com comentários que seguem os ensinamentos de São Josemaria sobre o Santo Patriarca. Fala da santificação do trabalho, obediência, prudência, intimidade com nosso Senhor. Apresenta linguagem simples e clara. Editora: Rei dos Livros (Portugal).

3. A Devoção a S. José na vida e nos ensinamentos de Mons. Escrivá de Balaguer (Laurentino María Herrán)

São José foi a testemunha mais privilegiada da Redenção, depois da sua esposa, a Virgem Maria. Muitos cristãos têm, e tiveram, uma grande devoção a ele. Nestas páginas apresentamos a devoção que São Josemaria Escrivá professou a ele. Editora: Rei dos Livros (Portugal).

3. José, o silencioso (Michel Gasnier)

O autor nos mostra São José silencioso, fiel aos planos de Deus, solícito por Maria e protegendo Jesus como um bom pai. Os Evangelhos dedicam apenas algumas frases a São José e não nos oferecem as suas palavras. A partir da base histórica sóbria das referências evangélicas e dos dados da Tradição, corroborados pelos Santos Padres, o autor descreve o homem que velou por Maria e Jesus e cuidou deles na Terra. Editora: Quadrante.

4. “Patris corde” (Papa Francisco)

Não é especificamente um livro, mas uma carta apostólica publicada pelo Papa Francisco. Nela, o pontífice convoca o “Ano de São José”, e, com esta carta, quer que cresça em nós o amor pelo pai de Jesus e esposo de Maria, que imitemos as suas virtudes, a sua maneira de exercer a paternidade e de ser testemunha do amor de Deus. São José nos ensina uma fé que não procura atalhos, mas enfrenta os acontecimentos, assumindo a responsabilidade em primeira pessoa.

5. Redemptoris custos (São João Paulo II)

São José, esposo de Maria, é o protagonista desta exortação apostólica de João Paulo II. São José, assim como cuidou amorosamente de Maria e se dedicou com alegria à educação de Jesus, também guarda e protege hoje o seu corpo místico, ou seja, a Igreja. Em seis seções, São João Paulo II reflete sobre a figura de São José, Guardião do Redentor, encorajando todos os cristãos a confiar em seu patrocínio e manter sempre diante dos olhos a sua forma de servir humilde e madura.



Fonte: aleteia.org


Artigo Visto: 567








Total Visitas Únicas: 97.123
Visitas Únicas Hoje: 2
Usuários Online: 2